
Uma sensação comum entre os usuários de computadores é a de que, com o passar do tempo, o desempenho do Windows começa a baixar drasticamente. Não são raras as vezes em que o sistema operacional da Microsoft precisa ser reinstalado para que o usuário aproveite a agilidade e o desempenho de um SO recém-instalado.
Existem diversas razões que podem explicar a queda no desempenho do computador com o passar dos meses: arquivos que não são mais usados, mas que continuam a ocupar espaço em disco, instalação e remoção de muitos softwares, que acabam deixando para trás entradas inúteis no registro do Windows, referências a arquivos que não existem mais etc.
O TuneUp Utilities 2012 é a mais nova versão do famoso aplicativo que reúne dezenas de funções em um único lugar. Com ele é possível remover atalhos inúteis e entradas inválidas no registro, desinstalar programas, aprimorar a velocidade do PC e muito mais.
A instalação é bastante simples e segue o modelo “next-next-finish”. Assim que concluída, o software buscará por atualizações e, se disponível, pedirá a permissão do usuário para que elas sejam instaladas.
Posteriormente, o software oferece ao usuário a oportunidade de realizar uma “Manutenção em um Clique”. Ao concordar, o programa analisa as configurações de hardware e software do usuário e, com base em outras questões respondidas manualmente, faz recomendações de procedimentos que ao serem executados podem otimizar o sistema como um todo.

Depois de analisado e de destacados os pontos problemáticos, é possível exibir os detalhes da análise e decidir quais ações devem ou não ser tomadas com o propósito de otimizar o sistema. À medida que o usuário permite a execução dos ajustes, o TuneUp Utilities atualiza uma barra na janela principal do software que mostra o nível de otimização realizada.
A janela principal do programa está dividida em cinco abas: “Status & Recomendações”, “Otimizar sistema”, “Liberar espaço em disco”, “Corrigir problemas” e “Personalizar o Windows”.


A grande novidade da versão 2012 do TuneUp Utilities fica por conta da possibilidade de avaliar a utilidade dos softwares instalados na sua máquina. Assim, as avaliações feitas pelos usuários são enviadas para o servidor da empresa e, ao desabilitar os softwares que são executados em segundo plano, o usuário pode ver a média geral de cada aplicação, diminuindo a incerteza na hora de desativar ou não um serviço.



A última aba, “Personalizar o Windows”, permite que o usuário faça ajustes na aparência e comportamento do sistema operacional e de outros softwares, como o Mozilla Firefox, por exemplo. É possível alterar a imagem da tela de logon, destacar a guia ativa no Firefox e configurar questões de privacidade.
OBS: é apenas gratuito para testar!